As Três Cidades de Malta

As Três Cidades de Malta

Uma das joias históricas de Malta são as três cidades de Senglea, Vittoriosa e Cospicua. Conheça quem as construiu e por que constituem um importante núcleo defensivo.

A história de Malta não poderia ser entendida sem levarmos em conta a importância de Senglea, Vittoriosa e Cospicua, as chamadas "Três Cidades de Malta". Essa área, popularmente chamada Cottonera, serviu de refúgio, bastião defensivo e lar dos diferentes povos que conquistaram Malta ao longo da sua história.

Os Cavaleiros da Ordem de Malta foram os responsáveis ​​pela construção destas cidades históricas e hoje a sua marca permanece em vários edifícios das Três Cidades, cuja história remonta ao final do século XVI.

Senglea

Esta pequena cidade junto ao mar conseguiu manter a sua beleza histórica, apesar dos bombardeios sofridos durante a Segunda Guerra Mundial. A principal atração de Senglea é o forte de São Miguel, construído pelos Cavaleiros da Ordem de Malta na metade do século XVI.

A partir desta fortificação imponente, você terá uma vista incrível de Valletta, do porto de Senglea e da cidade vizinha de Vittoriosa. A torre de vigilância do forte de São Miguel se destaca pelas orelhas e pelos olhos esculpidos nas suas laterais, que simbolizam a guarda contínua dos cavaleiros para proteger a cidade: sempre com os ouvidos e os olhos abertos.

O centro de Senglea é um emaranhado de ruas com varandas coloridas, figuras de santos em cada esquina e vasos de flores nas portas.

Vittoriosa

A cidade mais encatadora da Cottonera é Vittoriosa, conhecida pelos malteses como Birgu. Devido à sua excelente localização junto ao mar, os cavaleiros a tornaram capital de Malta até 1565, quando esta função passou para Valletta.

Nesse ano, teve lugar o Grande Cerco de Malta, um episódio que uniu os Cavaleiros da Ordem e a população local para deter o exército otomano. O principal bastião de Vittoriosa é o Forte de Santo Ângelo, que serve para entender a importância militar que a cidade tinha.

A arquitetura de Vittoriosa permanece quase intacta e, hoje em dia, é possível imaginar como os cavaleiros hospitalários e os nobres vindos de Castela viviam aqui. O edifício mais significativo do centro histórico da cidade é o Palácio do Inquisidor, uma antiga prisão.

Cospicua

O mais "nova" e maior das três cidades é Cospicua. Abriga inúmeros bastiões e enclaves defensivos construídos pelos Cavaleiros da Ordem de Malta. Embora tenha perdido parte de sua essência histórica, muitos edifícios de grande importância se mantêm intactos, como a igreja da Imaculada Conceição, que abriga pinturas de grande valor.

Passeando por suas ruas íngremes, é possível chegar à área mais alta de Cospicua e obter uma bela vista do Grande Porto.

Como visitar as três cidades de Malta

Se você quiser visitar Senglea, Vittoriosa e Cospicua por conta própria, a melhor opção é ir de transporte público até Senglea e iniciar aí o passeio a pé. A linha de ônibus 1 levará você a Senglea em menos de meia hora.

Se você preferir ter um guia em inglês e transporte incluído para Senglea, recomendamos que você reserve nosso tour pelas Três Cidades de Malta e evite preocupações.