Geografia de Malta
A 93 quilômetros ao sul da Sicília, se encontra o arquipélago de Malta, formado por 11 ilhas, das quais Malta, Gozo e Comino recebem a cada ano milhares de turistas vindos de todas as partes do mundo. O que torna especial cada uma destas três ilhas de Malta?
O arquipélago de Malta está localizado no meio do Mar Mediterrâneo, a poucos quilômetros da Sicília e em uma localização estratégica entre o sul da Europa e o norte da África. A geografia de Malta é bastante idêntica em todas as suas ilhas, que quase não possuem rios e montanhas.
A atração geográfica principal de Malta são os penhascos de Dingli e as cavernas que se formam na parte sul da ilha. As principais cidades e povoados da ilha de Malta estão localizados em baías.
No total, este país de pouco mais de trezentos quilômetros quadrados é constituído por onze ilhas, das quais apenas Malta e Gozo são habitadas. A terceira ilha mais importante, Comino, recebe milhares de turistas todos os anos graças à sua famosa Lagoa Azul, mas apenas duas pessoas vivem lá permanentemente.
As outras oito ilhas que compõem o arquipélago maltês são as ilhas Cimonotto, Delmarva, Filfla, Halfa, Manoel, Tac-Cawl, Ta'Fraben e Ilhas de São Paulo. São pequenos ilhéus ou pequenas porções de terra próximas a ilhas maiores que não estão habitadas e que quase não recebem turistas.
Todas as ilhas de Malta, mesmo as mais pequenas, caracterizam-se pela cor azul turquesa das suas águas, ideal para desportos aquáticos como mergulho ou snorkel.