Marsaxlokk

Se há um lugar que condensa a essência de Malta, esse lugar seria a vila de pescadores de Marsaxlokk. Os seus barcos coloridos atracados no porto e o seu mercado de peixes se converteram em uma das imagens mais famosas da ilha.

Uma visita essencial

Na parte sudeste de Malta, à beira-mar, se encontra a mais tradicional e autêntica vila de pescadores da ilha: Marsaxlokk. Essa pequena vila foi um dos primeiros assentamentos em Malta e o seu porto um dos principais núcleos comerciais da ilha.

Sem dúvida, a imagem mais característica deste lugar são os barcos de Marsaxlokk, pequenas embarcações coloridas que decoram o porto e dão a esta cidade um charme único. Passeando ao longo do cais, é muito comum ver como os pescadores locais consertam suas redes e os seus barcos ou limpam o peixe. Pura essência de Malta!

Além de seu pitoresco porto, há muito mais pontos de interesse para ver em Marsaxlokk. A igreja de Nossa Senhora de Pompéia, que preside a praça principal, é outro ícone dessa vila de pescadores. Destaca-se a sua cúpula avermelhada e a sua fachada do século XIX.

Marsaxlokk também é um lugar agradável para tomar algo na rua principal ou fazer algumas compras no mercado, onde você vai encontrar produtos típicos de Malta, como lampuki.

Luzzus, os barcos de Marsaxlokk

Uma das principais atrações de Marsaxlokk são seus famosos barcos coloridos. São pequenos barcos chamados de luzzu atracados no cais e pintados com cores vivas que contrastam com o azul do mar.

Esses barcos pintados de vermelho, amarelo e azul têm um elemento comum: o olho de Osíris. Os pescadores locais acreditam que este elemento do Egito, também chamado Hórus, protege-os do mar imprevisível e afasta a má sorte. O olho de Osíris tornou-se um símbolo de Malta e, sobretudo, de Marsaxlokk.

Um conselho

Se você não tem problemas de horários e vai passar vários dias em Malta, recomendamos que você visite Marsaxlokk em um domingo. É o dia em que a cidade está com uma atmosfera mais animada. Além disso, aos domingos há o famoso mercado de peixe de Marsaxlokk, onde você pode ver como os moradores vendem peixe fresco e saborear o mais típico da região: lampuki (dourada), peixe-espada e atum.

Transporte

Ônibus: linhas 82 e 85 (parada Marnizi)